Seu filho com 8 meses
Visão, audição e fala
O que acontece nessa idade ?
Seu filho começa a compreender o significado de algumas palavras, como por exemplo "não". Aparecem os primeiros sinais de determinação como tentar aproximar o que não está a seu alcance. Interessam-lhe muito as brincadeiras. Concentra-se profundamente em seus briquedos e os busca quando caem.
Quais são os estímulos recomendados ?
Faça-o brincar muito com a água. Dê cubos potes e copinhos para que os encha e esvazie. Afaste um brinquedo e aproxime quando ele pedir. Ensine brincadeiras com o corpo, como "palmas, tapinhas" e da formiguinha que anda pelos dedinhos. Continue estimulando a independência ao comer.
Dicas
Brincadeiras na água Utilize objetos da casa e brinquedos diferentes para diversificar as brincadeiras durante o banho.
Habilidades físicas
O que acontece nessa idade ?
Seu filho começa a querer deslocar-se, se estica para alcançar um brinquedo. Se balança para frente e para trás. Tem mais força nos quadris e nos joelhos e se entusiasma ao sentir seu peso quando o coloca de pé. Se o apoiado pelos braços, ensaia os movimentos de andar.
Quais são os estímulos recomendados ?
Induza-o a se arrastar sobre os quadris; esse exercício produz a sensação de mobilidade e promove a independência e confiança em si mesmo. Sente-se a pouca distância dele e estenda os braços. Prepare suas pernas para caminhar com brincadeiras em que o ponhas de pé sobre seu colo, sobre a cama, no banho.
Dicas
Induza-o ao Movimento Sente-se a pouca distância de seu filho e estenda-lhe os braços. Incentive-o para se aproximar chamando-o por seu nome e oferecendo um brinquedo que ele goste.
Habilidades manuais
O que acontece nessa idade ?
Seu filho se diverte com o ruído que faz ao golpear com seus brinquedos. Seus movimentos são tão precisos que consegue rasgar papel e segurar um objeto com a mão com firmeza.
Quais são os estímulos recomendados ?
Estimule seu gosto em fazer barulho, dê colheres, tampas, ou um tambor de brinquedo. Ensine-o a pegar um cubo e colocar sobre outro. Pode construir torres de duas peças.
Dicas
Objetos que façam barulho Dê colheres de madeira, caçarolas, frigideiras e tampas de metal, um tambor de brinquedo ou outro instrumento para que faça todo tipo de ruídos.
Comportamento social
O que acontece nessa idade ?
Seu filho olha para outras crianças, estende sua mão para tocá-las e as toca. Quer participar de brincadeiras como o "palmas palminhas" e "este porquinho foi a compra". Trata de fazer-se entendido, com tosses, grunhidos, gritos, chiados e pigarreia ou faz bolhas de saliva para acompanhar expressões faciais e outros gestos da conversação.
Quais são os estímulos recomendados ?
Dê muito afeto físico. Estimule sua experiência tátil com muitas brincadeiras de tocar. Se seu filho balbuceia muito, copie seu resmungo, depois faça um som novo e espere que responda. Assim aprende que som é comunicação. Estimule sua independência deixando-o comer sozinho. Repita a palavra "não" com firmeza para que compreenda a negativa.
Dicas
Muito Afeto Aproveite todas as oportunidades de contato físico com seu filho.
Achei muito bom, a maioria do que está escrito corresponde ao que a Luiza está fazendo atualmente...
A pouco tempo a Luiza aprendeu o que é “não” quando ela quer pegar algo que não pode, como papel (porque ela come) aí eu digo “não Luiza, não pode” faço que não com o dedo, daí ela olha pra minha cara e também balança o dedinho e não pega o que eu estou proibindo, é um sarro, muito fofa e esperta.
Estou colocando pedacinhos cada vez menores de pão e bolacha de maisena pra Luiza pegar, e não é que a danada consegue pegar alguns e levar a boca?! As vezes ela consegue pegar, mas na hora de colocar na boca acontece de escapar pelos vãos dos dedos e daí ela fica procurando onde caiu...
Ela também anda resmungando muito, fala mamama, dadada, papapa, nanana, ai, bububu, e uma voz rouca tipo “bichão” daí a gente fala, credo, que bichão é esse?! E ela ri muito. Não pode uvir ninguém tocir que ela também toce. Vive fazendo “caminhãozinho” faz muitas caras e bocas... Amo essa pequena.
Ela está tentando ficar em pé se apoiando nas grades do berço, mas ainda não consegue, ela cai de lado e chora...
Eta fase gostosa, amo curtir o meu bebê!!!
Agora fiquem com as fotinhas da Luiza “brincando de boneca”
Nenhum comentário:
Postar um comentário