O primeiro dentinho da Luiza apontou, ela estava com pouco mais de 11 meses (hoje ela está com um total de oito dentinhos, dois em baixo, que apontaram semana passada, quatro em cima e ontém foram avistados por minha mãe mais dois, quase no fundo, na gengiva superior). A partir daí comecei a me preocupar com a higiene bucal. Mas pesquisando na net, encontrei muita coisa de extrema importância para nós mamães iniciarmos a higiene bucal nos nossos bebês... Muita coisa que eu não sabia, como por exemplo, se há a necessidade de se usar um creme dental? Quando se deve iniciar a higiene bucal dos bebês? E descobri que mais uma vez eu estou atrasada... Na verdade essa higiene deve-se começar antes mesmo da erupção dos dentinhos...
“De acordo com as normas da American Dental Association (ADA, 1981), a limpeza do dente pode começar antes da erupção. Esta medida além de tornar a gengiva mais limpa, ainda acostuma o bebê à manipulação da boca. "A limpeza deve ser feita com gaze e água para retirar o excesso de leite", explica o cirugião dentista.
A limpeza começa efetivamente com o surgimento dos primeiros dentes, dando especial atenção, à noite, após a última mamada. "Quando aparece o primeiro dente, usa-se gaze com um pouco de água oxigenada de 10 volumes", ensina Delgado. Outra opção é a escova própria para o bebê, que o adulto adapta no dedo, semelhante a uma dedeira de silicone.
Essa limpeza deve seguir até os 18 meses, ou até quando os primeiros molares aparecerem, quando deve-se iniciar a escovação. Porém, desta idade até cerca de 6 anos, a criança não tem coordenação motora para realizar uma higiene bucal eficiente, necessitando da ajuda de um adulto.
Fonte: Pediatria na atenção primária (Hugo Issler, Cláudio Leone, Eduardo Marcondes)
Livro: Odontologia para Bebês
Autor: Luiz Reinaldo Figueiredo Walter (Universidade Federal de Londrina)”
Essa aqui esclarece sobre o creme dental...
“Higiene dos primeiros dentinhos
A escovação dos primeiros dentes deverá ser iniciada assim que estes estejam erupcionando, com escova infantil e de cerdas macias. Deve-se seguir uma ordem de seqüência para que todos os dentes sejam devidamente escovados bem como a língua da criança. É de extrema importância a escovação noturna, pois quando dormimos o fluxo salivar diminui e a proteção salivar quase não existe. Para crianças abaixo de três anos o creme dental recomendado não deve conter flúor, já a partir dos três anos recomendamos um creme dental desenvolvido para crianças e não para adultos, pois a concentração de flúor deste último é maior e com o desenvolvimento da deglutição ainda em formação a criança acaba ingerindo maior quantidade de flúor o que pode acarretar em uma doença chamada fluorose, ou seja, um excesso de flúor causando manchamento dos dentes permanentes sucessores.
Dra. Paula Cristina Ribeiro
Especialista em Odontopediatria, Pós-Graduada em Ortodontia.
O estudo completo pode ser lido aqui
Vou continuando por enquanto somente com a escovação a seco, sem creme dental. Estou também a procura de um odontopediatra, quero levar a Luiza, por prevenção mesmo.
Por enquanto a Luiza se comporta bem, deixa escovar... Só que depois ela se cansa, quer a escova só pra ela, ela própria quer escovar seus dentes, os meus... Rs. Na verdade o que ela gosta mesmo é de morder a escovinha, que é toda emborrachada.
A escova da Luiza, apropriada para a sua idade (1 aninho), pode ser vista aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário